Introdução
O Tai Chi Chuan – também pode ser escrito como “Taiji Quan” é uma arte marcial de origem chinesa. Ela ganhou destaque em relação às demais e se tornou bastante popular até mesmo no mundo ocidental, pois possui um caráter semelhante a uma meditação em movimento. Especialmente para quem vive no furor e na intensidade dos grandes centros urbanos, o Tai Chi Chuan pode ser uma boa forma de se viver momentos de tranquilidade e paz interior. Suas origens remontam às antigas escrituras do Taoísmo, e sua prática tem muito a ver com a espiritualidade e a observação à natureza.
Os princípios do Tai Chi Chuan
Muitas pessoas difundem equivocadamente que a arte marcial do Tai Chi Chuan se baseia principalmente na observação e imitação aos animais. Na verdade, a prática desta doutrina é muito mais ampla e complexa. Ela busca observar, além dos animais, as plantas e até mesmo a rotina dos seres humanos, uma vez que também somos parte desta grande natureza.
As três principais diretrizes do Tai Chi Chuan são as seguintes:
– Vencer a movimentação pela quietude
– Superar a dureza usando suavidade
– Vencer a velocidade através da lentidão
Como se pode perceber em suas doutrinas e definições, o Tai Chi Chuan não é uma arte marcial baseada na velocidade, como o Karatê e o Muay Thai, tampouco usa como referência a força física, como o Jiu Jitsu. Sua prática se dá principalmente através de movimentos vagarosos, precisos e que são realizados com coordenação de respiração, reflexão, meditação e paz de espírito.
Etimológia
Se analisarmos a origem etimológica dos termos Tai Chi Chuan, poderíamos traduzir a expressão como “punho do limite supremo”, uma vez que os praticantes desta arte marcial também estão sempre perseguindo os limites de seu corpo, a perfeição de movimentos e um estado de espírito e mentalidade superiores, e essas tradições vêm sendo mantidas por séculos.
Estilos
São praticados principalmente cinco estilos de Tai Chi Chuan, na seguinte ordem de popularidade; Yang, Wu, Sun, Chen e Hao, mas de forma geral, toda a arte marcial é orientada principalmente por treze movimentos: Si Zheng (quatro lados), Si Yu (quatro cantos) e Cinco Passos (Wu Bu).
Princípios
Por fim, o Tai Chi Chuan apresenta dez princípios considerados fundamentais para a sua prática correta, que são respectivamente:
- Suspender sua cabeça com suavidade e leveza
- Deixar o peito vazio e as costas alongadas
- Manter a cintura relaxada
- Saber a distinção entre cheio e vazio
- Manter ombros relaxados
- Usar mais a mente do que os músculos
- Interligar as partes inferior e superior de seu corpo
- Fazer a união entre interior e exterior
- Mover-se de maneira contínua
- Buscar sempre a quietude enquanto se movimenta
Complexo, não? Mas o Tai Chi Chuan é uma arte marcial recomendada para todos, sem exceção, não importa seu tipo físico. Procure por uma escola de Tai Chi Chuan em sua região e busque mais paz interior e saúde para sua vida.