Carrinho

O que é Tai Chi Chuan e como iniciar sua prática?

Introdução

O Tai Chi Chuan – também pode ser escrito como “Taiji Quan” é uma arte marcial de origem chinesa. Ela ganhou destaque em relação às demais e se tornou bastante popular até mesmo no mundo ocidental, pois possui um caráter semelhante a uma meditação em movimento. Especialmente para quem vive no furor e na intensidade dos grandes centros urbanos, o Tai Chi Chuan pode ser uma boa forma de se viver momentos de tranquilidade e paz interior. Suas origens remontam às antigas escrituras do Taoísmo, e sua prática tem muito a ver com a espiritualidade e a observação à natureza.

Os princípios do Tai Chi Chuan

Muitas pessoas difundem equivocadamente que a arte marcial do Tai Chi Chuan se baseia principalmente na observação e imitação aos animais. Na verdade, a prática desta doutrina é muito mais ampla e complexa. Ela busca observar, além dos animais, as plantas e até mesmo a rotina dos seres humanos, uma vez que também somos parte desta grande natureza.

As três principais diretrizes do Tai Chi Chuan são as seguintes:

– Vencer a movimentação pela quietude
– Superar a dureza usando suavidade
– Vencer a velocidade através da lentidão

Como se pode perceber em suas doutrinas e definições, o Tai Chi Chuan não é uma arte marcial baseada na velocidade, como o Karatê e o Muay Thai, tampouco usa como referência a força física, como o Jiu Jitsu. Sua prática se dá principalmente através de movimentos vagarosos, precisos e que são realizados com coordenação de respiração, reflexão, meditação e paz de espírito.

Etimológia

Se analisarmos a origem etimológica dos termos Tai Chi Chuan, poderíamos traduzir a expressão como “punho do limite supremo”, uma vez que os praticantes desta arte marcial também estão sempre perseguindo os limites de seu corpo, a perfeição de movimentos e um estado de espírito e mentalidade superiores, e essas tradições vêm sendo mantidas por séculos.

Estilos

São praticados principalmente cinco estilos de Tai Chi Chuan, na seguinte ordem de popularidade; Yang, Wu, Sun, Chen e Hao, mas de forma geral, toda a arte marcial é orientada principalmente por treze movimentos: Si Zheng (quatro lados), Si Yu (quatro cantos) e Cinco Passos (Wu Bu).

Princípios

Por fim, o Tai Chi Chuan apresenta dez princípios considerados fundamentais para a sua prática correta, que são respectivamente:

  • Suspender sua cabeça com suavidade e leveza
  • Deixar o peito vazio e as costas alongadas
  • Manter a cintura relaxada
  • Saber a distinção entre cheio e vazio
  • Manter ombros relaxados
  • Usar mais a mente do que os músculos
  • Interligar as partes inferior e superior de seu corpo
  • Fazer a união entre interior e exterior
  • Mover-se de maneira contínua
  • Buscar sempre a quietude enquanto se movimenta

Complexo, não? Mas o Tai Chi Chuan é uma arte marcial recomendada para todos, sem exceção, não importa seu tipo físico. Procure por uma escola de Tai Chi Chuan em sua região e busque mais paz interior e saúde para sua vida.