Carrinho

A Bruxaria Ainda Existe? Como é e quem pratica?

Livro de bruxaria

Cultos de bruxaria e pagãos passam a ganhar força novamente no Século XXI

Você sabia que a bruxaria ainda existe em nossos dias? Na verdade, esta arte mística nunca deixou de existir, entretanto, a bruxaria sofreu e ainda sofre uma série de preconceitos que foram responsáveis pela quase extinção dessa magia em todo o mundo. Mas preparamos este texto para te contar sobre algumas das características da bruxaria nos tempos atuais e como seus praticantes vivem e se relacionam.

Como acontece a Bruxaria hoje em dia?

Este termo Bruxaria é utilizado largamente, mas ele não serve para representar todos estes cultos e rituais realizados por seus praticantes há milênios. Na verdade, o que se chama por Bruxaria é uma série de práticas de religiões pagãs que foram muito perseguidas ao longo da história da humanidade, principalmente durante a Idade Média, na Europa.

Pode parecer distante, mas todo o processo de perseguição que os bruxos e bruxas sofreram ao longo da Idade Média com a Inquisição acabou passando também para os séculos posteriores, mas desta vez em forma de preconceito. É um processo semelhante ao que acontece até hoje no Brasil com as religiões de Matriz Africana: tentam deslegitimar, associá-las ao Diabo, dizer que não são dignas, etc.

Na Inglaterra existia até 1951 uma lei que proibia a prática de bruxaria no país. Entretanto, com a revogação desta lei, as bruxas começaram a ganhar força novamente, mesmo que de forma bastante discreta. Uma série de pesquisadores, cientistas e ocultistas começaram a se interessar pela bruxaria. Desses estudos começaram a surgir vertentes mais modernas como a Wicca, termo que você já deve ter ouvido falar. Esse tipo de vertente neopagã sequer reconhece divindades judaico-cristãs ou a figura do diabo, pois são religiões muito mais pautadas pela espiritualidade e pelas energias da natureza do que por figuras divinas em si.

Assim como a maior parte das religiões pagãs e ocultas, os cultos que envolvem bruxaria também estão intimamente relacionados aos aspectos sobrenaturais da própria natureza. Lua, Sol, Mar, ervas, árvores, pedras e outros elementos que, somados a fé e muita magia, têm poderes místicos.

Tradições

Existem muitos tipos de bruxaria praticadas em todo o mundo. As três principais divisões são a Bruxaria Ancestral, a Tradicional e a Moderna – que compreende as filosofias Wicca, e são, sem dúvida, as mais praticadas do planeta.

Quase toda a tradição da bruxaria é oriunda da Europa, mas principalmente os ramos mais antigos também possuem influências vindas do Norte da África e da Ásia Ocidental, o que confere ainda mais pluralidade a toda essa cultura.
Nas lojas de incensos e produtos esotéricos você certamente encontrará referências à bruxaria, mas com doutrinas que pregam a integração entre homem e natureza para se formar um ambiente de harmonia e magia, que priorize e faça prevalecer a paz, e não a maldade.