Carrinho

A importância de Kuan Yin

Quem acompanha mais de perto o mundo das religiões asiáticas, principalmente o budismo e taoísmo, já deve ter ouvido falar de Kuan Yin. Esta é a forma mais simplificada e, provavelmente, a mais difundida no ocidente para se referir à divindade asiática.

Porém há diversas formas de se chamar Kuan Yin de acordo com cada região do continente, podendo ser Kannon, Kwon Yon, Guanyin, Tara, entre outros.

Iremos falar sobre as diferentes características, a veneração e a história desta entidade religiosa.

O que creem as religiões sobre a figura de Kuan Yin?

Na religião budista, ela é um das bodhisattvas, que, na prática, são budas. É tida como a Deusa da Misericórdia.

Para os budistas, os budas são pessoas que, através de suas inúmeras encarnações na Terra, atingiram um nível de evolução e perfeição tão alto que já não têm mais necessidade de retornar à vida terrena para constituir suas obras.

No entanto, como são nobres de alma, decidem permanecer próximos à vida dos seres humanos para auxiliá-los a acabar com seus sofrimentos.

Kuan Yin significa “aquela que ouve os sons do mundo”, ou “aquela que se preocupa com os ruídos do mundo”. Na prática, é quem ouve as súplicas das pessoas, por isso, o título que faz alusão à sua característica de compaixão e misericórdia.

Kuan Yin é uma mãe protetora, repleta de amor incondicional pelos seus filhos, apesar de seus pecados e falhas. É uma mãe atenciosa, que ouve e dá perdão às faltas das pessoas, oferecendo ainda amparo e proteção para que alcancem estados de equilíbrio mais avançados.

O seu principal templo está localizado na China, onde, acredita-se, estejam também concentradas as suas maiores obras. Seu perdão é tão misericordioso, que é capaz de livrar os seres humanos de seus carmas negativos, que acontecem sempre que cometemos erros.

Ela é sempre uma das primeiras divindades invocadas em momentos de dor, sofrimento, doenças e problemas nas vidas das pessoas que professam esta fé. São utilizadas orações para se atingir a ação de Kuan Yin.

Uma de suas orações:

“Amada Kuan Yin, invoco agora sua luz soberana,

Jóia Divina do Lótus Sagrado, fique em meu coração,

Deusa divina do amor, faça resplandecer em minha vida o teu caminho,

Ilumine meus passos, mãe de misericórdia!

Mensageira eterna da Divina Compaixão,

Desperta tua divina luz em meu coração,

Transforme meu mundo com sua benção divina,

Tenha compaixão de mim, Mãe Divina.”

Finaliza a oração com a entoação do mantra “Om mani padme hum”.

Com fé, esta oração pode aproximar o fiel de Kuan Yin e atingir sua divina compaixão.