Carrinho

Aromaterapia e outras alternativas entram em cena para ajudar na menopausa

Tratamentos alternativos que auxiliam as mulheres a lidar com menopausa

A busca pela saúde pode passar, sim, pelos consultórios médicos e até pela farmácia. Mas, para muitas mulheres, esse bem-estar está começando a passar também por tratamentos alternativos.

aromaterapia-e-outras-alternativas-entram-em-cena-para-ajudar-na-menopausaDe acordo com um estudo recente realizado pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa (North American Menopause Society, NAMS), o uso de medicina complementar e alternativa vem assumindo um papel maior na vida das mulheres. Felizmente, a pesquisa também mostra que isso, na maior parte dos casos, é sugerido e conduzido pelos próprios médicos.

Com a segurança e a eficiência dos tratamentos coordenados pelos profissionais da saúde, cerca de 53% das pacientes consultadas disseram estar fazendo uso de práticas como massagens, acupuntura, suplementos, ioga, meditação e, especialmente, da aromaterapia associada a esses métodos de busca do bem-estar.

Com as terapias de reposição hormonal em constante discussão pela classe médica (sobre seus benefícios reais e efeitos colaterais, principalmente), as mulheres estão procurando ajuda em outras frentes para lidar com sintomas como ondas de calor, palpitações, dores nas articulações, dores de cabeça, ansiedade, depressão e outros desconfortos muitas vezes trazidos pela menopausa.

Wulf Utian, um dos diretores da NAMS (entidade sem fins lucrativos destinada a promover a qualidade de vida para o público feminino na fase da menopausa), diz que o estudo é “um bom alerta para os clínicos, que podem pesquisar mais sobre terapias complementares e alternativas e seus efeitos e, assim, guiar melhor suas pacientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.