Carrinho

Hatha Yoga: um dos tipos mais praticados desta arte

Você já ouviu falar sobre Hatha Yoga? Se você faz parte das milhões de pessoas que praticam a Yoga no mundo todo, certamente já praticou – ou pelo menos conhece – esta modalidade, uma das preferidas das pessoas devido à sua intensidade. Quer saber um pouco mais sobre esta modalidade de Yoga que prioriza a perfeita postura corporal? Então fique ligado nesse texto que preparamos para você.

Significado e conceitos

Quando pensamos no significado do Hatha Yoga, pensamos em instâncias superiores, mas que se relacionam diretamente conosco todos os dias. Ha significa Sol. Tha significa Lua. Ou seja, esta modalidade busca constantemente realizar o equilíbrio entre a energia do Sol e da Lua, mas como uma metáfora para traduzir os sexos – masculino e feminino, respectivamente. Desta forma, podemos afirmar, então, que o Hatha Yoga é uma modalidade que não distingue sexo, nem qualquer outra característica – qualquer um pode fazer (lembre-se sempre de consultar seu médico antes de realizar qualquer exercício físico, para ver se atividade é realmente indicada para você).

Suas diretrizes estão estreitamente associadas à disciplina da intensidade corporal. Ao realizar as posições de corpo (astana), você deve estar plenamente concentrado, para que o exercício possa ser feito da forma mais próxima à perfeição possível. Acredita-se que, assim, com o corpo disciplinado, a disciplina da respiração e, consequentemente, a disciplina mental e espiritual também entrarão em sintonia, puxadas pelo corpo.

Não quer dizer que quem pratica Hatha Yoga não realize posturas de respiração (pranayamas), mas o foco desta modalidade de exercício está realmente nas posturas corporais, o que possui uma alta exigência física, mas que será desenvolvida sem nenhum tipo de pressão ao longo dos treinamentos. O importante é começar e se dedicar bastante.

Escolas de Hatha Yoga

Conheça algumas das escolas de Hatha Yoga mais tradicionais e mais divulgadas no mundo ocidental:

Yoga Ansura: Prega a utilização da inteligência e do amor na realização das posturas de Yoga. Foi fundada nos Estados Unidos, em 1997, e reúne também características tântricas.

Yoga Ashtanga Vinyasa: Esta técnica de Yoga é bastante tradicional e significa “o caminho dos oito membros”. Ela possui um roteiro bem definido de movimentos que devem ser feitos em ordem, mas de maneira bastante dinâmica, com grande sincronia entre movimentação e respiração. Foi criada no início do Século XX.

Power Yoga: Apesar do nome desta escola ter referências em inglês, não se engane, ela ainda valoriza a tradição milenar do Yoga asiático! O “power” diz respeito à característica dessa modalidade de priorizar astanas que requeiram força e resistência corporal.

Svanada Yoga: Esta escola muito tradicional, com mais de um século, tem um propósito bastante definido: manter o corpo em forma, combater a deterioração da idade e evitar as chances de doenças através do “cultivo do próprio corpo”. Mescla astanas e pranayamas, para uma atividade física integral e completa.